quinta-feira, 18 de novembro de 2010

E o projeto ARTE NO PÁTIO continua a todo vapor...

O projeto Arte no Pátio ou Conhecendo as Artes já passou por mais de 55 escolas da rede municipal de Goiânia, durante todo esse segundo semestre. Por onde passa, planta uma sementinha da arte, tendo como protagonistas a Quasar Cia de Dança e a Quasar Jovem. 

Começaremos hoje um resumo semanal das escolas visitadas pela Quasar Jovem. O elenco jovem ficou a cargo das apresentações noturnas, e o público atendido, em sua grande maioria, são alunos do programa EJA (Educação para Jovens e Adultos). Um fato curioso e muito importante relacionado a estes eventos que acontecem à noite, é que a maior parte das escolas estão abrindo a apresentação da Quasar não somente para os alunos da escola, mas também para a comunidade do bairro. Uma iniciativa que engrandece ainda mais o projeto.

A primeira escola desta semana (16/11/2010) foi a Escola Municipal Georgeta Rivalino Duarte, que fica na Vila Mauá. Todas as pessoas presentes receberam a Cia com muito carinho e sinceridade, mas o destaque do dia foi a aluna Giovana. Sentada na primeira fila e com olhar atento, a menina de 11 anos demonstrou total interesse pela dança e principalmente pelo que tinha acabado de presenciar. Durante o bate-papo, que é realizado em todas as escolas, logo após o espetáculo, a jovem se manifesta - com segurança, educação e carisma impressionantes - elogiando o espetáculo e se dizendo encantada com tudo que tinha acabado de ver. Seu comentário continua com ela dizendo que até então seus sonhos estavam relacionados a cursar uma faculdade de Direito, mas que depois que assistiu ao trabalho da Quasar Jovem, ela gostaria de se tornar uma bailarina. Ela encerra sua participação perguntando se com a sua idade (11 anos), ela ainda tinha chance de começar a dançar. A pergunta foi respondida pelos bailarinos Eduardo Lima e Marina Amorim, que assim como todos os integrantes da Cia, ficaram emocionados ao ver que conseguiram tocar o sentimento e a percepção de uma jovem. Ao final, um breve instante para eternizar este encontro, da dança com a jovem Giovana (vestida de rosa na foto).

A Quasar Cia de Dança e a Quasar Jovem agradecem a escola pela calorosa recepção.

O Projeto Arte no Pátio/Conhecendo as Artes é realizado com recursos da Secretaria Municipal de Educação, e com o Prêmio de Dança Klaus Vianna 2009 - Funarte.

A Quasar conta também com o patrocínio da Petrobras por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.


  Da esquerda para direita (em pé): Marina, Lorena, Giovana, Flora, Eduardo e Vera Bicalho (diretora da Quasar).
Logo abaixo: Marcus e Nina.

A segunda escola visitada (17/11/2010) foi a Escola Municipal Marcos Antônio Dias, do Jardim Estrela D’ Alva. Nem mesmo a chuva forte conseguiu espantar os alunos e moradores da comunidade que, apesar do frio, foram bastante calorosos e interagiram muito com o espetáculo. 

Parabenizamos o público do Jd. Estrela D'Alva, pela excelente apreciação do espetáculo, pela interação e generosidade em receber de modo tão agradável a dança contemporânea.





Outros Momentos Quasar Jovem

Festival de Dança de Ourinhos/SP - 2008


Crítica de Rafael Ventuna para o Diário da Manhã - maio de 2009

Matéria sobre espetáculo criado em conjunto entre Quasar Jovem e Dança Jovem de Belo Horizonte/MG - setembro de 2009.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

E a Quasar Jovem... realizou em 2010

Apresentação no Festdança...

E a Quasar Jovem... realizou em 2010.

Além de participar do Projeto Arte no Pátio com muita competência, os bailarinos da Cia Jovem também estiveram na 1ª Revirada Cultural de Goiânia, promovida pela Secretaria Municipal de Cultura. O projeto da Secretaria englobou 1.500 apresentações, entre dança, teatro, música ecirco - espalhadas nos mais diversos pontos da cidade. Ruas, praças, feiras e onde mais for possível fazer arte, ou seja, em todo lugar.

Imagem da apresentação que aconteceu no entroncamento da Av. Tocantins com a Praça Cívica, no centro da cidade.

Para ingressar na Quasar Jovem

A todos aqueles que desejam saber mais informações sobre como é a forma de ingressar na Cia Jovem da Quasar, seguem alguns detalhes:



Isso acontece sempre que o elenco é reduzido por uma saída expontânea de algum integrante, ou porque o bailarino ingressou na Quasar profissional, ou porque ingressou em outro grupo profissional, ou por falta de tempo, entre outros motivos.

As exigências para poder participar da audição são:

- Ser goiano (nascido no estado de Goiás)
- Ter entre 16 e 23 anos
- Possuir médio conhecimento em dança (a audição é composta de uma aula de balé clássico, uma aula de dança contemporânea, e uma apresentação de improviso).
- Disponibilidade para ensaios de 2ª a 6ª feira, das 19h às 22h

Caso queira receber notícias sobre novas audições é preciso se cadastrar no site da Quasar Cia de Dança: www.quasarciadedanca.com.br.

Todas as pessoas de nosso mailing recebem nossos informativos de apresentações, oficinas, e audições.

Boa sorte a todos que desejam fazer parte de nosso grupo.